Ao longo dos anos o Sistema político no Brasil vem se aperfeiçoando de forma lenta e insatisfatória diante dos anseios da sociedade. vários sistemas e regimes políticos foram implantados no país de forma indireta ou até mesmo direta como nos dias atuais. O que ocorre é que a "organização pública" não está correspondendo as expectativas da população como um todo; devido a prioridade de interesses individuais de um determinado grupo ou partido político que estão acima dos interesses da população. No decorrer dos anos, de acardo com os fatos históricos e os da atualidade é notório e público que o sistema publico no Brasil está falido. Em contra partida, vem a população vítima dos atos irresponsáveis da grande maioria dos políticos. O Brasil é um país corrupto por natureza própria! Se você não é corrupto, o sistema lhe corrompe! Creio que todos tem conhecimento dos inúmeros atos de corrupção que foram descobertos e com seus responsáveis "punidos". Entretanto, o que venho expor através deste artigo é uma grande ideia que parece ser absurda mas creio que seja a única solução para o país. Trata-se da Administração publica-privada, ou seja em vez de um gestor público (prefeito, governador, presidente) seria licitada uma empresa privada com especialistas mestrados em administração pública. E como funcionaria? É simples! Iremos analisar um teste em uma cidade onde entra e sai prefeitos corruptos e insanos causando o caus na vida dos cidadãos.
1- Justiça Eleitoral - encarregada de fazer o processo licitatório para a contratação da empresa gestora e fiscalizar administrativamente.
2- Tribunal de Contas - encarregado de fiscalizar mensalmente as contas prestadas pelos gestores
3- Justiça do trabalho - encarregada de fiscalizar as situações dos funcionário e tudo com relação ao meio de trabalho
GESTOR -----> DIRETORES (secretarias) = FUNC. PRIVADOS
GERENTES ----> COORDENADORES -----> FUNCIONÁRIOS = FUNC. PÚBLICOS
As empresas eram obrigadas a atuarem de forma coerente e eficaz; para isso elas seria remuneradas de acordo com o processo licitatório. Caso dê certo em uma cidade, o processo se estenderia as demais e ate mesmo nos estados e na própria presidência. Na minha concepção tudo isso é uma utopia, mas se formos analisar a situação do Brasil de ontem e de hoje ainda continuamos na mesma hipocrisia de que o Brasil é um país de todos! Só balela! Tipo: Royalties, não é de todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário